Cumbersa outelizador(a):Alchimista

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Ourige: Biquipédia, la anciclopédia lhibre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Oulá Alchimista, bienbenido(a) a la Biquipédia,
La Biquipédia apareciu em 2001, i zde anton stablecírun-se bários percípios defenidos pula quemunidade. Por fabor, gasta algun tiempo a splorar ls tópicos a seguir antes de ampeçar a eiditar na Biquipédia.
Manual
Aprender a eiditar passo-a-passo nistante
Páigina de testes
Para fazer spriéncias sien stragar la Biquipédia
Ambaixada
Para poderes tirar dúbedas an outris lénguas
La Taberna
Adonde puodes tirar dúbedas cun outros biquipedistas
Lhibro de stilo
Defeniçones de formataçon normalmente ousadas
Dúbedas
L que todo mundo pregunta
Políticas de la Biquipédia
Regulamientos gerales a saber
Ajuda
Manual giral de la Biquipédia
Porgrama de Ansino.
Nel puodes tirar dúbedas i recebir dicas dun eiditor spriente anquanto te familiarizas cula Biquipédia
Esta ye la tue páigina de çcusson, neilha puodes recebir mensaiges d'outros biquipedistas. Para deixar ua mensaige a un biquipedista debes screbir na páigina de çcusson del, ó senó el nun será abisado. Na fin de la mensaige assina cun quatro simblos: ~~~~
  • Botos de bun trabalho na Biquipédia!
--Chabi 11h01min de 17 de Setembre de 2009 (UTC)

--NaviaTV 17h27min de 6 de Março de 2010 (UTC)


Corri o AutoWikiBrowser mas não serve para grande cena (ou eu n sei). Cria era ter então um bot pa fazer essas substituições...tenho que investigar melhor. Bem obrigado. --Pisones 02h02min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)

Com esse AWB dá para fazer correcções de sintaxe em "série"? --Pisones 02h08min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)

Sim, eu aproveitei as correcções que sugeris-te, misturei com um código que tenho para os erros comuns e sintaxe da pt.wp e estou agora a correr esse script, embora tenha que rever as alterações que são efectuadas antes de salvar, por isso não estou em modo bot, mas semi-bot. Seria interessante criar a taberna robórica ou coisa semelhante, e discutir por lá, assim quem futuramente também tiver duvidas, vai retirando-as, que dizes? Vai prestando atenção as minhas alterações, duvidas e sugestões de melhorias são bemvindas. Alchimista Fala comigo! 02h11min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)

Desculpa abusar da tua boa vontade, mas como é que eu poderia correr algo assim também? Não encontro nenhuma opção "replace". Só category e cenas afins!! --Pisones 02h19min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)

No problemo, é muito fácil: no menu options tens normal settings, advanced settings e template subs. A opção normal é básica, e sem regex, a advanced ja dá para fazer umas coisas engraçadas. Vou continuar a fazer uns testes, e se nãod er problemas, publico o código, assim vamos trabalhando em conjunto para o aprimorar. Alchimista Fala comigo! 02h21min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)
Sim, imagina que tenho para substituir "goberno" para "gobierno", no replace Normal Settings. Depois como corro? Tipo aquilo meto start e faz-me skip de todas as páginas(e tenho que pesquisar do lado). Deve haver algum truque que me está a escapar! --Pisones 02h28min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)
Faz skip porque não encontrou a palavra a substituir nessa páginas :P se encontrar aparece no topo os diffs, e em baixo do lado esquerdo o código da nova página, para aprovares ou não as alterações. Alchimista Fala comigo! 02h39min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)
Tá a funcar. Grande ajuda esta cena dá. (n tava a perceber a lista do lado; pensei que segundo aquela lista nunca faria skip) Thank's, you r the man. Grande home!! --Pisones 03h07min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)
Mas estás a usar só o menu normal? Eu vou criando já com regex para os casos do plural, e algumas palavras que podem ser apanhadas erroneamente. Vai adicionando as que necessitam de ser alteradas lá na página, eu entretanto adiciono ao código que tenho e colo ai numa página, para o poderes usar também. Tem cuidado com o que ele faz automáticamente, inseris-te ali umas predefinições que são da inglêsa, e ele insere por defeito. Depois convém igualmente só salvares as edições com mais alterações, ou alterações significativas, pois caso contrário acaba sempre por dar problemas. Qualquer outra duvida ou algo que precises, dispõe sempre. Alchimista Fala comigo! 03h14min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)

Sim, só tou a usar para já o normal. Como fazes então a lista? (o tradutor tb é baseado em regex... numa lista; mais ou menos como nesta aplicação). --Pisones 03h18min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)

Menu advanced, com sub regra para cada alteração, e por exemplo, find: \bjurament(o|os) replace juramiento . Simples, prático e eficaz. Alchimista Fala comigo! 03h20min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)

Mie candidatura a admenistrador de la Biquipédia[eiditar código-fuonte]

Porque acradito que puodo ajudar la Biquipédia mirandesa a l'abançar, apersento a mie candidatura a admenistrador. Bota eiqui. Oubrigado, Manuel de Sousa 16h01min de 4 de Febreiro de 2010 (UTC)

Botaçon para altarar l "namespace" 'Wikipedia' para 'Biquipédia'[eiditar código-fuonte]

Coloquei na Taberna ua perpuosta d'altaraçon de l domínio "Wikipedia" para "Biquipédia". Por fabor, besita la páigina i bota nesta perpuosta. Oubrigado! --Manuel de Sousa 18h21min de 12 de Febreiro de 2010 (UTC)

I presented a proposal at Taberna for the creation of "Biquipédia" as the alias namespace for "Wikipedia" at the Mirandese Wikipedia. Please visit the page and vote. Thanks! --Manuel de Sousa 18h21min de 12 de Febreiro de 2010 (UTC)

Artigos em destaque[eiditar código-fuonte]

Faz tempo escreví isso para apanhar uma image p'ra pôr nos artigos em destaque. É precisso fazer uma votação p'ra escolher um. Qual achas que és melhor? --Chabi 10h58min de 22 de Febreiro de 2010 (UTC)

Eu acho que toda ajuda com os bots é boa. O problema é que não temos uma comunidade wikipédica fixa, quero dizer que não há usuários a fazere artigos quase todos os dias. Se tivessemos uma comunidade, já teriamos um logro. Além disso, acho que é precisso terminar os artigos vitais e fazer a escolha de predefinições. Se queres, faz uma votação p'ra o teu bot e assim começamos a mover todo. (Desculpa o meu português, não falo muito bem a língua de Pessoa e Camões). --Chabi 14h00min de 23 de Febreiro de 2010 (UTC)

Re: Ajustes internos[eiditar código-fuonte]

Preciso da tua ajuda nisto. Obrigado, Manuel de Sousa 02h17min de 14 de Março de 2010 (UTC)

O que achas disto? Manuel de Sousa 02h33min de 14 de Março de 2010 (UTC)

Olá, Alchimista.

Primeiramente, obrigado pelas recomendações. Vou ter mais cuidado e evitar criar tantos artigos apenas através do tradutor automático. Nos últimos dias tenho me dedicado a tarefas que não exigem tanto o domínio do mirandês, como a edição de predefinições mais simples.

Gostaria ainda que me esclarecesse uma dúvida: os artigos sobre temas relacionados a Portugal (rios, concelhos, freguesias etc.) podem passar diretamente pelo tradutor ou ainda necessitam de ajustes para se adequar à realidade mirandesa?

Atenciosamente, Gucarpa 18h14min de 28 de Outubro de 2010 (UTC)


Partecipaçon[eiditar código-fuonte]

I hope so!! Espero voltar a participar. Ainda que não tenha disponibilidade para estar em modo intensivo...Eu hibernei, mas ia sendo observador... --Pisones 05h14min de 29 de Janeiro de 2011 (UTC)

Disambiguationspage[eiditar código-fuonte]

Que é isto? Tem interesse? Manuel de Sousa 00h34min de 31 de Janeiro de 2011 (UTC)

André, porque é que as predefinições na pt.wiki estão impecáveis e quando as copio para a mwl.wiki ficam muito mais feiinhas? Exemplos: Modelo:Pertual e Modelo:Pertual/NUTS. Um abraço, Manuel de Sousa 22h54min de 31 de Janeiro de 2011 (UTC)

Conta comigo. E que tal fazermos uns bots para criar artigos em massa? Concelhos de Portugal, regiões e províncias de Espanha, países do mundo, etc. Manuel de Sousa 01h23min de 5 de Febreiro de 2011 (UTC)
Ok. Qual é o primeiro passo a dar? Manuel de Sousa 22h09min de 6 de Febreiro de 2011 (UTC)

Criada Biquipédia:Pedidos als admenistradores[eiditar código-fuonte]

Viva. Tendo em conta que sois administrador, escrevo para vos informar que criei Biquipédia:Pedidos als admenistradores. Saúde. cc Manuel de Sousa Garsd (discussão) 16h16min de 17 de Janeiro de 2013 (UTC)

Viva. Não sou falante nativo de mirandês, nem sequer fluente. Apenas curioso. Tive, sim, ocasião no passado de conversar (ouvir muito, falar menos) com nativos de mirandês. Saúde. Garsd (discussão) 23h24min de 17 de Janeiro de 2013 (UTC)

Terei em conta a proposta de investir no desenvolvimento de Ajuda:Páigina Percipal. As minhas vivências asturo-leonesas no terreno terminaram à muitos anos. Não mantenho contactos. Saúde. Garsd (discussão) 23h46min de 17 de Janeiro de 2013 (UTC)

Viva. Tendo em conta o nosso recente contacto, queria convidar-vos para a discussão sobre a minha proposta de recomendação em Biquipédia:Taberna#Proposta de recomendação. Simultaneamente queria dirigir-vos a atenção para os pedidos em Biquipédia:Pedidos als admenistradores que se vão acumulando. Saúde. Garsd (discussão) 09h35min de 23 de Janeiro de 2013 (UTC)

Viva novamente. Reparei na vossa página de usuário um interwiki redirect com a legenda Aquesta pàgina es pot trobar a. Isso é catalão, se não me engano. Propositadamente ou erro? Talvez houvésseis querido escrevê-la em mirandês, mas haja resultado mal. Não sei, é apenas uma suposição minha. Saúde. Garsd (discussão) 09h42min de 23 de Janeiro de 2013 (UTC)

Viva. Apus o vosso nome em Lhista de ls outelizadores nun-natibos de la lhéngua mirandesa mas não dei a razão. Parece óbvio que não sois falante nativo, mas seria mais fácil de justificá-lo se adicionásseis essa informação à vossa página de usuário. Saúde. Garsd (discussão) 09h27min de 24 de Janeiro de 2013 (UTC)

Viva. Segundo o vosso registo começastes a editar mwl.wikipedia desde Janeiro de 2010, já lá vão 3 anos. Como há dias me preguntastes se sou falante nativo de mirandês e, à minha resposta que não, dissestes Então ainda não foi desta que apanhei um nativo, creio que andais buscando um falante nativo de mirandês desde há algum tempo. Penso que conhecestes Cecílio, NaviaTV e Pisones antes de haverem deixado de editar. Fora esses, encontrastes mais algum que haja entretanto abalado também? Outro assunto: da leitura da vossa página de discussão parece-me que participaste na construção da Máquina de Cecílio e que tendes alguns conhecimentos na área da computação. Tenciono investir algum tempo na análise dessa máquina e no fim apresentar um relatório. Far-me-íeis o obséquio de me ilustrar um pouco sobre os mecanismos da dita, naquilo que saibais dela? Ser-me-ia mais fácil compreendê-la. Porquê isto tudo? A diferença entre duas línguas é algo mais profundo que o seu aspecto diferente. A transformação de um texto em português por um código não gera uma língua diferente. É a mesma língua escrita doutra maneira. Poderíamos escrever português em cirílico, seria sempre português. O que diferencia duas línguas são a morfologia (importante), a sintaxe (mais importante) e a semântica (a mais importante). Os tradutores mecânicos amiúde conseguem ser bons na transformação morfológica, é aí que eles são um grande auxílio para os tradutores humanos. Na transformação sintáctica falham muito - sempre e ainda hoje, apesar de tantos progressos. A transformação semântica, infelizmente, segue sendo exclusivamente uma capacidade humana de quem sabe as línguas origem e alvo na ponta da língua. Desconfio que a Máquina de Cecílio tem alguma capacidade de transformação morfológica e zero de transformação sintáctica. É uma boa máquina para auxiliar o Cecílio, assim como qualquer outro mirandês, na tradução. Fora isso, tudo quanto sai dela pode ser classificado como português codificado, não mirandês. Português com um outro aspecto, com a sintaxe do português, com a semântica do português. É aliás a impressão que tenho ao ler a maioria do conteúdo desta mwl.wikipedia - que estou lendo português, que tudo é tão natural. Bem diferente é impressão que tenho ao ler aqueles pedaços que Cecílio escreveu ele mesmo - é uma impressão semelhante à que sempre tive ao ouvir falar mirandês: não é a mesma língua que o português, Vasconcelos chegou à mesma conclusão, não porque fosse uma linguagem com a sintaxe e a semântica do português mas apenas com uma morfologia diferente (se assim fosse as variantes transmontana e alentejana do português seriam línguas diferentes), mas sim porque a sintaxe e a semântica do mirandês são diferentes. Suficientemente diferentes do português para que sejam consideradas não um regionalismo, mas manifestação duma linguagem humana distinta. A tese que começa a esboçar-se na minha mente é que, essencialmente, mwl.wikipedia é uma versão menor e pior de pt.wikipedia, o seu conteúdo é português mal escrito, finto de mirandês, e que, atenção, está contribuindo para a morte do mirandês neste preciso momento, de cada vez que um mirandês lê o que quer que seja dela, pois ele está assimilando uma sintaxe e uma semântica que são a do português - língua dominante. Fora este gravíssimo problema, há a questão do copyright: vede Biquipédia:Taberna#Traduções e copyright. Eu vejo perigo no horizonte - a eventual extinção de mwl.wikipedia. Será isso possível? Se sim, será evitável? Creio que tudo se resume a isto: não há falantes nativos. Sem eles isto não tem pernas para andar, é uma farsa. Virão eles alguma vez, os falantes nativos? Brevemente? Quando, quantos, quão longamente? Saúde. Garsd (discussão) 11h46min de 24 de Janeiro de 2013 (UTC)

Viva. Gostaria de convidar-vos à discussão decorrente sobre uma minha proposta de recomendação. Convido-vos também à leitura do ensaio Biquipédia:De la Máquina de Cecílio. Saúde. Garsd (discussão) 17h05min de 6 de Febreiro de 2013 (UTC)

Nova oficina de discussão sobre eliminação de páginas[eiditar código-fuonte]

Viva. criei hoje Biquipédia:Botar fuora. Esta oficina pretende servir de ponto de proposta e discussão para o processo de eliminação. Garsd (discussão) 14h47min de 10 de Febreiro de 2013 (UTC)

Cousas importantes que se estão passando em mwl.wikipedia[eiditar código-fuonte]

Viva. Ultimamente tenho andado por aqui (mwl.wikipedia) e creio que ela está mal. Tenho feito propostas e iniciado processos. Escrevo-vos para vos convidar à leitura e discussão.

  • Está decorrendo a discussão sobre a minha proposta de recomendação. Esta proposta, a ser aceite, cambiará radicalmente o método de edição de mwl.wikipedia que tem vindo a ser encorajado até hoje: Biquipédia:Acolhimiento para lhusófonos. Na sua essência, a minha proposta regulamenta que qualquer tradução mecânica de texto tem de ser revista por um humano com conhecimento avançado de mirandês antes de ser aposta como conteúdo no domínio principal. Considero que esta proposta representa uma mudança de mwl.wikipedia para melhor, mas radical. Por isso, gostaria que fosse discutida o mais amplamente possível antes de aprovada.
  • Iniciei a oficina Biquipédia:Botar fuora. Nela são propostos artigos para eliminação e que após um mínimo de 7 dias de discussão, se se concluir pela eliminação, eles serão dados aos administradores para que os eliminem. Neste momento já propus lá artigos para eliminação. Já informei também o administrador Manuel de Sousa da criação e propósito da oficina. Afirmo ainda que tenciono seguir apondo novas propostas de eliminação, começando do saco que tenho vindo a encher.
  • Convido-vos também a botar uma olhada à Taberna. Cousas importantes têm sido ditas lá ultimamente. Ficaria grato se pudésseis, em particular, comentar em Biquipédia:Taberna#Traduções e copyright. mwl.wikipedia tem um problema de copyright, isso é inegável. O que eu não sei é se o problema é de fácil resolução ou não é resolúvel de todo, em cujo caso mwl.wikipedia está condenada.

Saúde Garsd (discussão) 08h15min de 11 de Febreiro de 2013 (UTC)

Viva. Gostaria de convidar-vos para a discussão decorrente sobre a minha proposta de recomendação. Esta proposta pretende definir critérios de notoriedade (à semelhança de pt:WP:N em pt.wikipedia) e expôr condições próprias de mwl.wikipedia que influem na adição de conteúdo. Calorosamente vos convido! Saúde. Garsd (discussão) 17h47min de 14 de Febreiro de 2013 (UTC)

Viva. Abri em Biquipédia:Taberna#Terço administrador uma discussão sobre a necessidade de um terço administrador em mwl.wikipedia. Talvez tenhais um candidato em mente? Saúde. Garsd (discussão) 13h07min de 15 de Febreiro de 2013 (UTC)

Viva. Gostaria de convidar-vos para a discussão sobre o processo de eliminação de páginas em mwl.wikipedia. mwl.wikipedia nunca teve uma política clara de como proceder quanto à eliminação de páginas, como pt:WP:PDE em pt.wikipedia, e penso que é momento. Calorosamente vos convido! Saúde. Garsd (discussão) 09h14min de 16 de Febreiro de 2013 (UTC)

Olá. Queria deixar-vos um nexo para a Tábua dos avisos que é o sítio em que avisos sobre sucessos mais importantes em mwl.wikipedia são postos. Tanto podeis consultá-la, quando quiserdes saber o que de importante está passando, como apor um aviso nela, sempre que estiverdes envolto em algo de importante. Saúde! Garsd (discussão) 10h16min de 20 de Febreiro de 2013 (UTC)

Na discussão sobre eliminação de páginas[eiditar código-fuonte]

Talvez vos interesse. Em Biquipédia:Botar fuora#Aeroporto Ca Mau comentastes assim: "discordo" - só. Como se trata de eliminação por consenso, vozes a favor ou contra não influem no curso da discussão. Eu disse-o lá há 5 dias. Assim que, se vos interessa salvar a página, talvez quisésseis fundamentar a discórdia. Garsd (discussão) 22h56min de 14 de Março de 2013 (UTC)

Notei que a Special:Gadgets mostra um link vermelho para a página do script do HotCat, em que "Gadget-" está duplicado. Poderia remover o "Gadget-" da definição do HotCat? Helder.wiki (discussão) 15h32min de 6 de Nobembre de 2013 (UTC)

Resolvido. Helder.wiki 01h27min de 25 de Júlio de 2014 (UTC)

Olá! Ye ua catedoria, la de Municípios de la porbíncia de Salamanca que debe ser eliminada, l correcto ye "Munecípios" i nun "Municípios" nun se puode mober porque já hai ua catadorie cun l nome correcto. Gato Preto (discussão) 15h17min de 13 de Janeiro de 2017 (UTC)

Olá, como atualmente és o único administrador da versão mirandesa, poderia por favor verificar as eleições para administrador presentes? Cumprimentos e boas edições. Athena in Wonderland (discussão) 19h56min de 15 de Agosto de 2017 (UTC)

Your advanced permissions on mwl.wikipedia[eiditar código-fuonte]

Hello. A policy regarding the removal of "advanced rights" (administrator, bureaucrat, etc.) was adopted by community consensus in 2013. According to this policy, the stewards are reviewing activity on wikis with no inactivity policy.

You meet the inactivity criteria (no edits and no log actions for 2 years) on this wiki. Since this wiki, to the best of our knowledge, does not have its own rights review process, the global one applies.

If you want to keep your advanced permissions, you should inform the community of the wiki about the fact that the stewards have sent you this information about your inactivity. A community notice about this process has been also posted on the local Village Pump of this wiki. If the community has a discussion about it and then wants you to keep your rights, please contact the stewards at the m:Stewards' noticeboard, and link to the discussion of the local community, where they express their wish to continue to maintain the rights.

If you wish to resign your rights, please request removal of your rights on Meta.

If there is no response at all after one month, stewards will proceed to remove your administrator and/or bureaucrat rights. In ambiguous cases, stewards will evaluate the responses and will refer a decision back to the local community for their comment and review. If you have any questions, please contact the stewards.

Yours faithfully.--علاء (cumbersa) 11h52min de 8 de janeiro de 2020 (UTC)[responder]

Today I removed your permission, thanks for your work, Einsbor (cumbersa) 12h43min de 12 de febreiro de 2020 (UTC)[responder]