Biquipédia:Acolhimiento para lhusófonos

Ourige: Biquipédia, la anciclopédia lhibre.
Sejam bem-vindos à "Biquipédia"!

Esta página é dirigida aos wikipedistas lusófonos que querem colaborar neste projeto.



Atalhos:
BP:AL
WP:AL

O que é o mirandês?[eiditar código-fuonte]

Placa toponímica bilingue na aldeia de Genísio/Zenízio.

O mirandês é uma língua românica falada por cerca de quinze (15) mil pessoas no extremo nordeste de Portugal.

Pertence ao grupo asturo-leonês que engloba a língua falada durante a Idade Média no antigo reino de Leão. Mas enquanto que, com o passar dos séculos, a língua quase desapareceu do lado espanhol da fronteira, do lado português persistiu até aos dias de hoje, principalmente no concelho de Miranda do Douro.

O mirandês foi amplamente estudado pelo linguista português José Leite de Vasconcelos nos finais do século XIX e inícios do século XX, sendo oficialmente reconhecido pela Assembleia da República portuguesa em 1999. No mesmo ano, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Miranda do Douro e do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, foi aprovada a Convenção Ortográfica da Língua Mirandesa que, com a Adenda de 2000, fixou as regras ortográficas desta língua irmã.

O que é a Biquipédia?[eiditar código-fuonte]

Biquipédia, a Wikipédia mirandesa.

Biquipédia é a designação da Wikipédia mirandesa. Tal como todos os outros projetos da Fundação Wikimedia, a Biquipédia depende do trabalho de muitos voluntários que dedicam uma parte do seu tempo ao aumento e melhoria constante desta enciclopédia em língua mirandesa.

O modo de funcionamento geral da Biquipédia é exatamente o mesmo da Wikipédia lusófona, mas como é evidente, aqui todos os textos estão redigidos em lhéngua mirandesa. Um lusófono não terá dificuldades de maior em ler e entender um texto mirandês. No entanto, escrever com um mínimo de correção é um desafio demasiado ambicioso para quem não domina a língua.

Como posso colaborar não sabendo mirandês?[eiditar código-fuonte]

Um lusófono que não saiba mirandês, conseguirá ainda exercer em mwl.wikipedia qualquer trabalho que não implique redigir texto enciclopédico: enfim, quase tudo o descrito em Ajuda:Guia de edição que se aplique a mwl.wikipedia.