Outelizador(a):Garsd/Purpuostas/Biquipédia:Cousas notables/pt

Ourige: Biquipédia, la anciclopédia lhibre.

Proposta de Garsd. A discussão sobre ela foi inconclusiva

Em todas as enciclopédias existem critérios de notoriedade. Sempre foi assim, desde a prima, muito antes de computadores, internet, www e wikipedia existirem. Nem tudo quanto possa ser dito, mesmo que em linguagem enciclopédica, tem valor para estar patente numa enciclopédia, ex: a biografia da generalidade das pessoas, o cubo de calçada mais sobressainte da rua de S. Vicente na Guarda, etc.

Há muito, no entanto, com valor para estar patente numa enciclopédia, mas talvez não em todas. Por exemplo, a aldeia de Enino, Serpukhov, Moscovo, é miúda, comum, igual a tantos outros milhares de aldeias russas: 3 vias de terra e algumas casinhas de madeira, umas de gente, outras de bicho. Talvez mereça um lugar em ru.wikipedia, mas não é certo que mereça um lugar em todas as enciclopédias.

Por outro lado, há assuntos para os quais deve de haver uma entrada em todas as enciclopédias, pela sua generalidade ou importância no conhecimento humano, ex: Matemática, Ciência, História, Arte, Tecnologia, etc.

O caldo e o embigo[eiditar | eiditar código-fuonte]

O caldo é aquilo que amiúde os crios não querem mas têm de tragar. O embigo é aquele objecto de interesse de alguns crios que o miram intensa e longamente com sublime deleite. Há cousas que se deve e há cousas que se pode. Há horizontes mais vastos que o próprio embigo. Alguns devem de ser explorados, há muito caldo a tragar, mas ninguém deve de ser forçado a mirar o embigo alheio.

Os assuntos potencialmente enciclopédicos dividem-se em: os que devem e os que podem ter uma entrada.

Quanto menos geral um assunto seja, ou quão menos importante pareça ser, menos claro é se deva de ter uma entrada numa enciclopédia.

Em mwl.wikipedia existem 2 listas de artigos que se considera deverem de ter uma entrada. São eles:

Uma pergunta que surge então: se estes são os artigos que devem de estar em mwl.wikipedia, quais são os que podem?

O público-alvo[eiditar | eiditar código-fuonte]

A fronteira exacta entre o que deve e o que pode ser dino de nota é difusa. Um português achará que um artigo que cubra a História da Cidade de Lisboa deverá estar numa enciclopédia portuguesa, mas que um artigo sobre a História da Cidade de Xangai poderá apenas, sem dever, enquanto que um chinês achará o revés quanto a uma enciclopédia chinesa.

O que é certo, é que devem de ser cobertos por uma enciclopédia assuntos de valor universal. Fora esses, o critério sobre o que deve, pode, e não deve de ser coberto por uma enciclopédia depende em grande medida do público a quem a enciclopédia se destina: o público-alvo. Diferentes povos, com diferentes culturas, com diferentes vivências, têm diferentes necessidades educacionais. Uma enciclopédia, tal como a educação escolar a que as nações do mundo sujeitam os seus crios, tem de ser seligente. Uma enciclopédia não é um lugar em que se bote tudo quanto possa ser dito sobre qualquer cousa deste e doutro mundo, tal como em Portugal não se sujeita os crios ao estudo detalhado da geografia da Insulíndia.

O público-alvo de mwl.wikipedia é o povo da Terra de Miranda, e o que é dino de nota em mwl.wikipedia está condicionado pelo fundo cultural desse povo.

Uma enciclopédia mirandesa, para ser instrumento de educação, tem de conter muito caldo, algum de trago difícil. Mas, para que não deixe de ser instrumento de educação para passar a ser de enfado, não deverá forçar os mirandeses a mirar embigos alheios, podendo permitir, claro, que mirem o próprio.

Critérios[eiditar | eiditar código-fuonte]

A Terra de Miranda é parte de Portugal. Como tal, e como pt.wikipedia é uma das grandes wikipedias e percorreu já muito em questões de notoriedade, começa-se por estabelecer que os critérios de notoriedade que valem em pt.wikipedia, valem em mwl.wikipedia. Em princípio, portanto, o que for notório em pt.wikipedia, sê-lo-á em mwl.wikipedia e o que não for notório em pt.wikipedia não o será em mwl.wikipedia. Com as excepções e condicionantes que já se verá.

pt.wikipedia é partilhada por portugueses e brasileiros, pois partilham a mesma língua. Pela necessidade de convivência na mesma wikipedia, impõe-se em pt.wikipedia o compromisso de que um assunto próprio do Brasil, para os brasileiros dino de nota, ainda que para os portugueses não seja, tem de ser obviamente dino de nota em pt.wikipedia. Se bem que os falantes de mirandês são também falantes de português, em mwl.wikipedia o português não é a língua enciclopédica. Um mirandês que usufrua de pt.wikipedia conforma-se com a natureza de pt.wikipedia, mas quando usufrui de mwl.wikipedia não há razão para ter de sujeitar-se aos preceitos de uma wikipedia diferente. Os mirandeses partilham a sua língua com astures, leoneses, extremenhos, não com brasileiros. Assim que, tudo o que seja notório em pt.wikipedia por ser notório para o público-alvo brasileiro, se não for notório para o público-alvo português, não será notório em mwl.wikipedia.

No entanto, nem tudo o que é notório para o público-alvo português, será notório para o público-alvo mirandês. A Terra de Miranda é uma parte muito pequena de Portugal. Portugal não é um país bilingue. O português é a língua de Portugal e há uma terrinha no nordeste em que há bilinguismo. Logo, não tem senso fazer de mwl.wikipedia uma wikipedia destinada a todo o público-alvo português, pois ela é destinada somente ao público-alvo mirandês. Assim, como nem tudo o que é notório em pt.wikipedia o é para o público-alvo português, também nem tudo o que é notório para o público-alvo português o é para o público-alvo mirandês. Por exemplo, fica de fora de mwl.wikipedia a possibilidade de escrever um artigo para cada aldeia portuguesa, o que em pt.wikipedia talvez seja admissível.

Por outro lado, o povo de Miranda, pela sua situação geográfica, tem uma relação forte com as terras de Leão, que Portugal, como um todo, não tem. São por isso ligeiramente mais dinos de nota em mwl.wikipedia assuntos relativos a Leão que em pt.wikipedia o serão.

Por fim, o direito sagrado de todos os povos de mirarem o próprio embigo trás tragado o caldo: são dinos de nota em mwl.wikipedia assuntos mui particulares da Terra de Miranda. Por exemplo, em mwl.wikipedia poderá ser notória a biografia do senhor padre da paróquia de Ifanes, ainda que em pt.wikipedia não seja segundo nenhum critério.

Capacidade editorial[eiditar | eiditar código-fuonte]

Como se explica em Biquipédia:Capacedade eiditorial, a capacidade editorial de mwl.wikipedia é muito menor que a de grandes wikipedias, como pt.wikipedia. Ora a capacidade editorial é uma forte condicionante dos critérios de notoriedade: escusado criar uma entrada que nenhum editor se sente capaz de editar, por notória que pudesse ser segundo algum critério.

A tradução por um falante de mirandês de conteúdo provindo duma outra wikipedia onde esta pobreza não existe poderá resolver certos casos particulares, mas não é remédio, pois um tradutor tem sempre de ter algum conhecimento do assunto que se propõe traduzir.

A táctica das grandes wikipedias de erguer o arcabouço e esperar que no futuro editores mais sapientes assentem o miolo não resultará sempre em mwl.wikipedia. Por mui pacientemente que se espere, provavelmente jamais farão parte da comunidade de mwl.wikipedia falantes de mirandês competentes em muitas áreas do conhecimento.

O léxico mirandês[eiditar | eiditar código-fuonte]

O mirandês não é uma língua de expressão universal. Sobreviveu séculos num território estreito, em meio rural, isolado do mundo exterior, oralmente somente, sem nenhuma literatura. O léxico mirandês é paupérrimo, limita-se à realidade mirandesa ancestral. Tentar descrever uma realidade extranha à Terra de Miranda em mirandês é um quebra-cabeças não resolto.

as línguas astur-leonesas, e também o mirandês, ficaram excluídas dos grandes movimentos culturais dos séculos XV-XVI, como o humanismo e o renascimento, que permitiram o enorme salto dado pelas línguas do poder, ditas nacionais[1]

Para um lusófono, tudo pode ser dito em português. A um lusófono nunca o assaltou a súbita mudez de não saber como exprimir-se em certas circunstâncias - esta impotência é-lhe desconhecida. Para um mirandês não é assim. A grande vantagem que o português tem como língua dominante na Terra de Miranda e o salto em direição à modernidade que Miranda sofreu no século XX, causaram os mirandeses exprimirem-se privilegiadamente em português, usando o mirandês (alguns apenas) como língua doméstica. Um extrangeiro à Terra de Miranda não sacará facilmente o mirandês dos mirandeses.[2]

A criação de todo o vocabulário necessário para tornar o mirandês uma língua de expressão universal é um imenso trabalho de engenharia linguística. Um trabalho semelhante ao que foi executado para transformar o hebraico bíblico no hebraico moderno. No caso mirandês, e apesar dos esforços dos poucos linguistas dedicados a ele, é uma tarefa longe de completa. A execução desta tarefa de modo mais ou menos competente pode determinar a sobrevivência ou a extinção do mirandês como língua menor e dominada.

Há uma tendência entre os mirandeses para amirandizarem ad hoc vocábulos portugueses, quando eles faltam em mirandês. Esta tendência, a que os força as exigências da vida moderna, poderá não ser totalmente benéfica. São várias as possíveis origens de novos vocábulos para o mirandês, e o português não é a única, outras como o astur ou o castelão parecem naturais. Ademais, a amirandização por falantes sem conhecimento avançado em linguística poderá não ser feita da forma mais desejável, poderá violar a morfologia, a etimologia, e ferir a harmonia lexical da língua mirandesa. A Máquina de Cecílio, conforme explicado em Biquipédia:De la Máquina de Cecílio, é uma mestra mecânica nesse ramo de actividade - o da amirandização bruta e indiscriminada.

Um peso paira sobre mwl.wikipedia: nela os editores mirandeses são forçados a puxar pelos sensos para exprimirem feitos e ideias extranhos à Terra de Miranda ancestral. Amirandizar vocábulos portugueses é a via menos dura, mas nem sempre a mais desejável. Aconselha-se aos editores mirandeses um especial esforço de contradição dessa tendência natural: procurai descrever conceitos sofisticados e complexos não com vocábulos singulares mas com frases longas e explicativas. Não temais valer-vos frequentemente de pleonasmos. Não temais também valer-vos de termos aparentemente menos nobres, só porque o são para a sensibilidade lusófona, ex: num artigo de medicina não useis o artificial vocábulo "antestinos" - inexistente na língua mirandesa -, quando existe o vocábulo mirandês "tripas".

Enfim, a pobreza lexical do mirandês tem de influir nos critérios de notoriedade. A correição de adicionar conteúdo em que a linguagem sofisticada e especialista prevalece, deverá ser julgada mais estreitamente que a de conteúdo em linguagem vulgar.

Equilíbrio[eiditar | eiditar código-fuonte]

Ainda que um assunto seja suficientemente notório para ser discutido numa enciclopédia, poderá, dentro dela, ser menos notório que outros assuntos. Por exemplo, a entrada sobre Análise Funcional é menos notória, pela sua particularidade, que a entrada Matemática. Pode-se imaginar uma escala de notoriedade para as entradas duma enciclopédia. O primeiro escalão Biquipédia:100 artigos bitales e o segundo Biquipédia:1000 artigos bitales são senho disso.

Há sempre muitos mais assuntos menos notórios que mais notórios. Na verdade, quanto mais se desce na escala de notoriedade, maior é o número de assuntos que poderão ser discutidos. Exige-se no entanto uma certa proporção. Se uma enciclopédia falha em presentar muitos dos assuntos mais notórios e por outro lado presenta muitos dos assuntos menos notórios, ela é torta.

Wikipedia difere de outras enciclopédias em que não tem edições, ie versões completas. A wikipedia nunca está pronta, mas sim em evolução constante. Nos seus primeiros tempos cada wikipedia padece de desproporções de vários tipos, mas com o decorrer do tempo tende a aproximar-se do equilíbrio desejável. Nas grandes wikipedias o equilíbrio atinge-se prestes. No entanto, como dito, em mwl.wikipedia há condicionantes, em particular as da capacidade editorial e vocabulares: razões exteriores à wikipedia que fazem manco o processo editorial em mwl.wikipedia. Em mwl.wikipedia o equilíbrio desejável ou é difícil de atingir, ou mesmo impossível. Por esta razão, e para que o desequilíbrio não se acentue, a adição de conteúdo menos notável é de justificação mais custosa que nas grandes wikipedias.

Por exemplo, em pt.wikipedia, justifica-se uma entrada para cada freguesia e concelho de Portugal (~4400). Justificar-se-á um artigo para cada unidade administrativa da Federação Russa (umas dezenas de milhar)? Não é certo, mas pode-se sempre argumentar que, entre os 800 mil artigos de pt.wikipedia, uns milhares de novos artigos de notoriedade menor não arrombarão assustadoramente o equilíbrio de pt.wikipedia. Mas que dizer no caso de mwl.wikipedia, com 1000 artigos, se se visse assolada de repente por 2000 novos artigos de baixa notoriedade...

Uma entrada para cada freguesia portuguesa talvez se justificasse se se previsse que mwl.wikipedia um dia atingiria os 100 mil artigos. A capacidade editorial promete, no entanto, que não.

O que vale para divisões administrativas, vale para biografias, espécies de entes vivos, canções, etc. E os precedentes estão de atalaia: não há razão nenhuma para que mwl.wikipedia privilegie o cantor pop mais famoso das Molucas e recuse uma entrada a toda a miríada de cantores pop em que o Mundo é tão prolífico.

Referências[eiditar | eiditar código-fuonte]

  1. O mínimo sobre a língua mirandesa
  2. Língua mirandesa - Concelho de Miranda do Douro diç os seus falantes, cujo número rigoroso é difícil de determinar, sempre se habituaram a falar "grave" (nome dado ao português) na presença de forasteiros, reservando o mirandês para situações mais intimistas.