Fexeiro:Joao Penha.JPG

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Ourige: Biquipédia, la anciclopédia lhibre.

Fexeiro oureginal(2 848 × 3 030 píxeles, tamanho: 1,07 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Este fexeiro ye de Wikimedia Commons i puode ser outelizado por outros porjetos. La çcriçon na páigina oureginal ye amostrada ambaixo.

Çcriçon de l fexeiro

Çcriçon
English: João Penha Bust, in Braga, Portugal.
Português: Na década de 30 do século XX, a Câmara de Braga resolveu prestar uma homenagem ao seu concidadão, levantando-lhe um busto no centro da cidade. Para isso foi escolhido um quarteirão do jardim do Largo de São João do Souto. E assim numa peanha em granito, rodeada por um murete, foi colocado o busto de João Penha (de António de Azevedo (escultor), tendo a “seus pés” um espelho de água.

Pronto o monumento, questões burocráticas, iam atrasando a data da homenagem que estava programada para ser efectuada com grande aparato. Passaram tempos e sempre adiada, continuava o busto coberto por uma grosseira serapilheira. Então um grupo de irreverentes estudantes do Liceu Sá de Miranda, não se conformando com os sucessivos adiamentos tomaram a peito fazerem eles a inauguração. Numa noite foram até a São João do Souto, arrancaram a serapilheira e puseram a descoberto João Penha.

Mas parece que ouviram, talvez, do além túmulo a voz do poeta ao ver onde estava e, como reclamando da situação com uma quadra que ali afixaram .

“O PENHA AO VER CHEGAR

A ÁGUA QUASE À TESTA

NÃO SE CONTEVE E DISSE,

MAS QUE . . . É ESTA !

Tempos depois, durante “O primeiro Congresso Nacional de Filosofia” realizado em Braga em Março de 1955, a Câmara quis homenagear Francisco Sanches, resolve apear o busto de Penha e no seu lugar colocar o do filósofo, professor e médico, Sanches, cristão-novo, que foi batizado na próxima igreja de São João do Souto.

Para o busto de Penha escolheram, para sua nova morada, na Avenida Central, perto do Coreto.

Não contentes com esta acção, resolvem, tempos depois, levá-lo para o Largo do Rechicho e colocaram o busto sobre a Fonte do Rechicho, hoje aterrada, mas que lá está. Enfim um homem que não podia ver, em vida, água, depois de morto tem-na constantemente a “seus pés”
Data
Fuonte Obra de l própio
Outor Joseolgon
Localização da câmara 41° 32′ 57,26″ N, 8° 25′ 16,74″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

]

Lhicença

Eu, titular dos direitos de autor desta obra, publico-a com as seguintes licenças:
w:pt:Creative Commons
atribuiçon partilhar ne ls termos de la mesma licéncia
La outelizaçon deste fexeiro ye reglamentada ne ls termos de la lhicença Creative Commons Atribuiçon-Cumpartir Eigual 3.0 Nun Adaptada.
Sós lhibre pa:
  • partilhar – copiar, çtribuir i trasmitir la obra
  • recumbinar – criar obras deribadas
De acuordo culas seguintes cundiçones:
  • atribuiçon – Ten de atribuir la outoria de la obra, de la forma specificada pul sou outor ó lhicenciante (mas nun de forma a sugerir que estes l apoian ó subscrebem l sou uso de la obra).
  • partilhar ne ls termos de la mesma licéncia – Se altarar, trasformar ó ampliar esta obra, solo puode çtribuir la obra resultante lhicenciando-la cula mesma lhicença ó cun ua lhicença semelhante a esta.
GNU head Ye cuncedida permisson pa copiar, çtribuir i/ó modificar este decumiento ne ls termos de la lhicença GNU Free Documentation License, Verson 1.2 ó qualquiera berson posterior publicada pula Free Software Foundation; sin Secçones Ambariantes, sin testos de Cápia i sin testos de Cuntra-Cápia. Ye ancluída ua cópia de la lhicença na secçon antitalada GNU Free Documentation License.
Puode scolher la lhicença que quejir.

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata Portuguese

criador Portuguese

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

41°32'57.260"N, 8°25'16.741"W

Nikon D300 Portuguese

28 maio 2010

0,0025 segundo

f-number English

10

distância focal Portuguese

95 milímetro

sensibilidade ISO Portuguese

200

tipo de média Portuguese

image/jpeg

instância de Portuguese

fotografia Portuguese

Stórico de l fexeiro

Clique an ua data/hora para ber l fexeiro tal cumo el staba naquel sfergante.

Data i horaAmostraTamanhoOutelizadorComentairo
atual15h37min de 29 de maio de 2010Amostra de la berson de las 15h37min de 29 de maio de 20102 848 × 3 030 (1,07 MB)Joseolgon{{Information |Description={{en|1=João Penha Bust, in Braga, Portugal.}} |Source={{own}} |Author=Joseolgon |Date=2010-05-28 |Permission= |other_versions= }} Category:Busts in Braga Category:Poets from Portugal [[Category:São

Esta páigina lhiga este fexeiro:

Outelizaçon global dun fexeiro

Las seguintes wikis outelizan este fexeiro:

Metadados