Cumbersa Biquipédia:Ambaixada/Subre

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Ourige: Biquipédia, la anciclopédia lhibre.

Esta é a página de discussão sobre Biquipédia:Ambaixada. A página Biquipédia cumbersa:Ambaixada está reservada para mensagens à embaixada.

Sobre as bandeiras em Biquipédia:Ambaixada. Tratam-se de bandeiras de estados. Se a identificação de Estados com línguas é aceitável em alguns casos, o revés já não tanto. Sim, em Portugal, língua portuguesa. Mas língua portuguesa, não é Portugal; é Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e outros mais. O mesmo vale para as demais línguas, bandeiras/Estados aqui considerados. É uma práctica assaz difusa na WWW, esta identificação de línguas com bandeiras de Estados. Nas wikis, já não é assim. Os interwikis não demonstram bandeiras, [1] e as embaixadas nas demais wikipédias também não. Vejamos a coisa assim: quando se recebe um visitante importante, por exemplo, de Cuba, é uma demonstração de boa vontade esforçar-se por falar com ele em castelão. É uma demonstração de quê, esforçar-se por orná-lo com uma bandeira do Reino da Espanha? Sigo então com a eliminação das bandeiras. Garsd (discussão) 21h17min de 15 de Janeiro de 2013 (UTC)

Embaixadores inactivos[eiditar código-fuonte]

Penso que se deve eliminar da lista de embaixadores os usuários inactivos há mais de 6 meses. Tenciono executá-lo agora. Garsd (discussão) 00h02min de 28 de Febreiro de 2013 (UTC)

Ontem removi da lista de embaixadores os usuários inactivos há mais de 6 meses. Seguidamente removi da lista m:Template:Master List of All Ambassadors o usuário Manuel de Sousa por crer que ele se encontra amiúde indisponível. Como resultado disso, saltaram algumas chispas entre mim e Manuel de Sousa, v. Cumbersa outelizador:Garsd#Re: :m:Template:Master List of All Ambassadors. Creio que, para evitar no futuro situações tensas, deve de haver um critério no qual a remoção de usuários da lista de embaixadores se apoie. Para critério proponho este: O nome dum usuário inactivo há mais de 6 meses poderá ser removido da lista dos embaixadores em mwl.wikipedia e da lista m:Template:Master List of All Ambassadors poderão ser removidos usuários inactivos em mwl.wikipedia há mais de 3 meses. Deve-se de deixar uma nota sobre a remoção na página de discussão do usuário em mwl.wikipedia. Creio que estes prazos são razoáveis. O argumento que, independentemente da actividade editorial, alguém poderá estar vigilante, logo não deve ter o seu nome removido, não tem fundamento. Os demais não podem de modo nenhum saber o que faz alguém que não edita, se estará observando ou não. Seguindo essa lógica, jamais se poderia remover alguém da lista dos embaixadores. Alguma actualização tem de haver. Um embaixador tem de demonstrar de forma evidente para os demais a sua disponibilidade. Proponho ainda que se aconselhe, após a presentação do critério, que um usuário interessado em manter-se na lista de embaixadores mas que não deseje editar de forma relevante, poderá, por exemplo, editar esta página de discussão deixando uma nota do tipo "Estou vigiando" ou, mais simplesmente, executar um dummy edit na sua página de discussão. Que tal? Garsd (discussão) 08h51min de 1 de Março de 2013 (UTC)

Discordo. Se alguém se dispõe a ser "embaixador" (nome excessivamente pomposo para a função em questão, é certo) não há razão para que deixe de o ser apenas porque não tem editado nos últimos meses. A proposta de efetuar uma dummy edit com o único intuito de marcar presença, parece-me sem sentido. Estás a burocratizar o que é simples... Manuel de Sousa (discussão) 16h05min de 1 de Março de 2013 (UTC)
Qual é a consequência de não se poder em nenhuma circunstância remover ninguém da lista de embaixadores: que com o correr dos anos a lista se torne uma lista de embaixadores + todos os que em algum momento no passado se ofereceram para embaixador mas não se removeram a si próprios da lista quando deixaram de andar pela wikipedia (uns porque se esqueceram, outros por indiferença, outros por haverem falecido subitamente). mwl.wikipedia é pequena, mas se ainda existir dentro de 100 anos, podemos ter a certeza que esta lista de embaixadores contará com milhares de versos, a maioria sem utilidade. Alguma limpeza de tempos a tempos tem de haver. Propus o que propus, pois penso que um critério estabelecido evitará conflitos no futuro. Mas podemos deixar a limpeza ao critério de cada um. Se sim, é possível que no futuro alguém faça o mesmo que eu fiz ontem: remover da lista os embaixadores que não editem desde há um certo tempo, menor ou maior. Manuel, se em algum momento futuro (distante, obviamente) eu volver aqui, é provável que execute a mesma limpeza. E se tu estiveres na lista e se eu vir que não editas há anos, irei botar uma olhada a pt.wikipedia (porque te conheci previamente, e sei que andas mais por lá), e se vir que lá não editas há anos, creio que te removerei da lista novamente. Discordas da minha proposta: estabelecer um critério. Eu discordarei de toda a proposta que seja: nunca remover ninguém da lista. Talvez aceites o compromisso: a minha proposta mas, no lugar de 6 e 3 meses, mais tempo - um ano, dois. Dize o que achas. Garsd (discussão) 17h08min de 1 de Março de 2013 (UTC)

Pensei esta proposta: Qualquer usuário pode autonomear-se embaixador em qualquer momento, para o que bastará apor o seu nome na lista de embaixadores aqui, em mwl.wikipedia, ou em Meta. O mandato dum embaixador dura 1 ano. O mandato é automaticamente renovado cada vez que o usuário edita. O nome de um usuário cujo mandato haja expirado pode ser removido da lista de embaixadores aqui e daquela em Meta, caso em que nota do feito terá de ser deixada na página de discussão desse usuário em mwl.wikipedia. Que tal? Garsd (discussão) 20h21min de 1 de Março de 2013 (UTC)

Parece-me bem. Concordo com a proposta. Manuel de Sousa (discussão) 17h04min de 7 de Março de 2013 (UTC)
Sendo assim, e havendo já decorrido 6 dias do início da discussão, e como o assunto é de importância menor, dou-a por encerrada. Garsd (discussão) 20h05min de 7 de Março de 2013 (UTC)