Cumbersa Biquipédia:Acolhimiento para lhusófonos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Ourige: Biquipédia, la anciclopédia lhibre.

Cara comunidade, decorre discussão sobre uma proposta de recomendação que fiz, a qual é como que a negação da presente. Assim que, convido todos os interessados a participar na dita discussão. Saúde. Garsd (discussão) 16h52min de 6 de Febreiro de 2013 (UTC)

Foi aprovada a recomendação Biquipédia:Traduçon que renega o presente guia de edição. É portanto mister corrigir este de forma a atingir a consequência. Está aberta a discussão. Garsd (discussão) 23h10min de 23 de Febreiro de 2013 (UTC)

Bom, parece-me então óbvio que, para que haja consequência, o conteúdo da secção Como posso colaborar não sabendo mirandês? tem de ser todo ele substituído por outra cousa. Proponho algo assim: um lusófono pode exercer em mwl.wikipedia todo o trabalho que não implique redigir conteúdo enciclopédico: enfim, quase tudo o descrito em pt:Ajuda:Guia de edição. Admite-se que um lusófono possa redigir a modo auxiliar pequenos trechos de texto em mirandês no domínio principal (ex. legendar uma imagem, titular uma secção). A ignorância da língua obrigá-lo-á, no entanto, a fundamentar esse texto em alguma fonte fiável da língua mirandesa (uma lista de algumas fontes fiáveis está em Ajuda:Recursos lhinguísticos). Por regra, um lusófono não inventa vocabulário ou expressões idiomáticas mirandesas. A qualidade linguística de qualquer texto em mirandês pode ser questionada. Por Biquipédia:Traduçon, um lusófono não pode criar conteúdo enciclopédico por tradução mecânica. Além disso, na secção O que é o mirandês? proponho apagar "ilustre". Sem dúvida Leite de Vasconcelos foi ilustre, mas como aqui não se está comparando-o com outros menos ilustres, escusado dizê-lo. Na secção O que é a Biquipédia? proponho apagar, sobre mwl.wikipedia, que "foi criada em 2009 como uma iniciativa de proteção e promoção da língua". Sei que em Meta esse argumento tem sido usado, mas não é um critério reconhecido. Se em Meta a petição a favor de uma mwl.wikipedia foi apoiada por alguém motivado pela protecção e promoção da língua, isso foi a motivação privada dessa pessoa. A protecção e promoção da língua é um objectivo político, exterior às comunidades wiki, e nenhuma wiki será identificada com um objectivo político. Em Meta (e lede m:Language proposal policy) uma wiki pode ser criada porque pode, não porque deva. Ie, se a petição verificar os requisitos, poderá ser criada. Uma wiki nunca é criada por pretender perseguir um objectivo. Dizer que "foi criada em 2009 como uma iniciativa de proteção e promoção da língua", é dizer que foi criada com o objectivo de participar na protecção e promoção da língua. Assim sendo, conheço um magote de gente que se recusará a participar nela, eu incluso. Quando se entra pelas portas da wiki, a política fica lá fora, como os perrotes à entrada das vendas. Garsd (discussão) 08h44min de 24 de Febreiro de 2013 (UTC)

Após meditar, penso que a secção Como posso colaborar não sabendo mirandês? deverá aconselhar apenas Um lusófono que não saiba mirandês, conseguirá ainda exercer em mwl.wikipedia qualquer trabalho que não implique redigir texto enciclopédico: enfim, quase tudo o descrito em pt:Ajuda:Guia de edição que se aplique a mwl.wikipedia. Que tal? Garsd (discussão) 06h23min de 25 de Febreiro de 2013 (UTC)

Penso que se pode encerrar a discussão. Garsd (discussão) 21h59min de 7 de Março de 2013 (UTC)